Dados de uma pesquisa realizada pela consultoria eMarketer, mostram que o Brasil possui mais de 89 milhões de usuários no Facebook. Oito a cada dez internautas utilizam a rede social mensalmente. Todos os dias, são mais de 59 milhões de brasileiros conectados ao Facebook.

Se o Brasil continuar neste ritmo crescente de acessos, neste ano poderá ultrapassar os japoneses e assumir a 4ª posição no ranking dos países que mais acessam a internet. A estimativa da consultoria eMarketer é que até 2018, 126 milhões de brasileiros tenham acesso à internet.

Esses dados apresentados confirmam a extrema importância da presença de empresas na internet. Isso traz maior divulgação e reconhecimento da marca, que pode ser uma grande estratégia de crescimento. Mas não basta apenas criar contas nas redes sociais, é preciso que as páginas sejam atualizadas constantemente com conteúdo relevante, que faça a diferença no dia a dia do consumidor.

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a importância das redes sociais

Estar nas redes sociais não é apenas fazer a divulgação da empresa, é muito mais que isso, mostra que ela está preocupada e se importa com a opinião de seus clientes. Uma empresa conectada se torna mais próxima de seus clientes e mais aberta a diálogos e interações, por isso, deve saber lidar com o cliente satisfeito e, principalmente, com o insatisfeito. As instituições devem utilizar esta ferramenta para criar vínculos emocionais com os clientes e, indiretamente, fazer com que as pessoas consumam seus produtos e serviços.

As redes sociais são grandes ferramentas de marketing, que se bem utilizadas, certamente trarão ótimos resultados. Porém, como toda ação de marketing, para obter o resultado esperado, é necessário estudo, traçar estratégias e fazer planejamentos. Muitas empresas não possuem um funcionário adequado específico para fazer social media, –profissional que trabalha com redes sociais- por isso, é indicado que instituição contrate o serviço de uma agência especializada em gestão de redes sociais, para cuidar da imagem da sua empresa, realizar produção de conteúdo específico e monitoramento.

tempo na internet

quantidade de contas

Às empresas que optarem por alimentarem suas próprias redes sociais, aí vão algumas dicas bem úteis para não fazer feio na internet:

– Não faça postagens de bebês, gatos ou cachorros fofinhos desejando bom dia, boa noite ou boa semana. Essas postagens eram legais apenas no tempo do Orkut, hoje não são mais aconselháveis, ainda mais sendo utilizadas por uma empresa.

– Abuse das postagens que possam interessar a seus clientes e que tenham a ver com o ramo da empresa. Novidades e informações úteis são sempre bem-vindas.

– Evite excessos de ponto de interrogação/exclamação/ponto final sem necessidade, isso empobrece esteticamente. Utilize apenas o necessário que já dá para entender.

– Procure não utilizar gírias e, muito menos, palavras de baixo calão.

– Não peça curtidas ou compartilhamentos. As pessoas irão curtir a página pelo conteúdo interessante que está nela, não porque está implorando likes.

– Interaja. Se alguém fez algum comentário ou enviou mensagem in-box, responda. Além de ser educado, as pessoas vão perceber que a empresa se importa com a opinião delas.

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