Manual de Marca e Manual de Identidade Visual

Manual de marca

Uma marca transmite a identidade da empresa e precisa comunicar o real direcionamento e segmento em que ela atua. O manual de marca é, basicamente, um guia do logotipo. Este manual contém todas as informações necessárias para a utilização da marca, conceitos, aplicações, espaçamento e as maneiras de utilizá-la.

Preparamos alguns itens principais que devem conter em um manual de marca.

Logo

Utilize este tópico para mostrar o logo principal detalhadamente, contendo também seu conceito e significados.

manual da marca

Variações do logo

Neste tópico, deve constar as variações de cores e posicionamento do logo. Geralmente utilizamos uma marca principal, porém existem materiais gráficos que necessitam de uma variação em negativo ou tons de cinza.

Para entender melhor essas variações, observe o exemplo:

manual de uso da marca

manual de marca

manual de marcas

O que não fazer

É de extrema importância indicar o que não fazer com a marca. Mostrar variações de linha, cor, posicionamento e fundo que não devem ser utilizados. Deixe bem claro a forma correta e errada da utilização do logo, para que ela seja devidamente aplicada.

manual corporativo

manual identidade corporativa

manual marca

aplicação de logo

Cores

Este tópico deve conter as cores utilizadas no logo, tanto as primárias quanto as secundárias. É extremamente importante que o manual da marca identifique os códigos das cores, para que a marca não sofra divergências com a original. Os principais padrões utilizados são: RGB, CMYC e Pantone.

tipos de cores

cores rgb e cmyk

Tipografia

Apresente no manual a família tipográfica que deve ser utilizada em toda a comunicação da marca. Podem ser incluídos, no manual, elementos como uma tipografia secundária e versões em negrito e slim, por exemplo.

manual da marca

manual mais tipografia

Espaçamento e Redução mínima

Este tópico é referente ao espaçamento do logo quanto a sua aplicação. Deve ser preservada uma área entre o logo e os elementos a sua volta, para que haja legibilidade da marca e para que a mesma não sofra interferências externas (textos, figuras).

modelo de aplicações

Manual de identidade visual

O manual de identidade visual é a parte do documento que reservamos para demonstrar as aplicações que podemos realizar de uma determinada marca. Estas aplicações podem ocorrer de maneiras mais diversificadas, como em materiais de papelaria (cartão de visita, envelope, papel de carta), veículos (carro, caminhão), multimídia (assinaturas de e-mail, e-mail marketing, site) e muitos outros.

manual da identidade visual

manual identidade visual

manual identidade visual como fazer

O vídeo abaixo fala sobre o desenvolvimento de uma marca

Para todas as finalidades, precisamos seguir regiamente as recomendações do manual, para que a própria marca seja aplicada devidamente e não sofra bruscas alterações.

O post Manual de Marca e Manual de Identidade Visual apareceu primeiro em Criação de Sites em Curitiba | Websites Page1 Curitiba.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.