As lojas online ou e-commerce como também podem ser chamadas, estão apresentando um desempenho cada vez melhor, dentro da economia do país. Para os empreendedores e donos de e-commerce o ano de 2019 promete ser ainda melhor.

Você que já é empreendedor ou ainda, que tem o desejo e anseio de iniciar os seus negócios online, precisa saber quais são as expectativas do segmento de lojas online para esse ano e como, é possível adequar esse novo cenário de grandes expectativas, para o seu negócio.

Saindo de um cenário de crise e até mesmo com a posse do novo presidente do Brasil, muitos segmentos começaram a ter uma excelente taxa de crescimento, comparando especialmente há alguns anos atrás em que não era possível perceber crescimento algum ou ainda, algo próximo 1% de crescimento dependendo da área de atuação.

Especialmente com a mudança de governo, empreendedores e economistas estão realmente animados e otimistas com a economia do país para este ano que chegou.

As pessoas estão comprando mais, as empresas voltando a sua margem de lucro e se você também deseja atingir excelentes metas em 2019, vamos conferir agora as principais informações e tendências para o ano de 2019 quando falamos em e-commerce.

De acordo com os especialistas e principalmente, os profissionais que atuam dentro do segmento do e-commerce, a área de vendas online neste ano tende a ultrapassar a marca de 80 bilhões de reais em vendas.

Atualmente as vendas realizadas por e-commerce corresponde a 4% do PIB do varejo.

O crescimento das vendas online

Mesmo com a crise que assolou o Brasil nos últimos anos, foi possível perceber um aumento nas vendas pelos e-commerces de diferentes segmentos.

A compra pela internet é muito fácil, rápida e intuitiva. Milhares de pessoas preferem realizar as suas compras dessa forma, evitando ter que sair de casa e tendo experiências desagradáveis.

Nos dias de hoje, até mesmo as compras do mercado podem ser realizadas via e-commerce o que facilita muito e ajuda até mesmo a economizar tempo, especialmente daqueles que tem o dia mais corrido.

Existe ainda outro fator que consegue trazer bons resultados para este segmento: a boa experiência para o usuário.

Quando uma pessoa acessa um site para realizar uma determinada compra e encontra ali, uma interface amigável, um site que carrega rapidamente, design agradável e claro, o produto que procura, dificilmente a compra não será realizada.

E se você precisa de um site novo para a sua loja online, ou ainda verificar alguns pontos que podem interferir inclusive na sua estratégia de SEO, pode entrar em contato com a nossa equipe.

Para quem deseja ter um e-commerce

Muito mais do que simplesmente divulgar os seus produtos físicos em um ambiente online, existe uma série de exigências e atividades estratégicas que precisam ser realizadas, de forma correta para ter sucesso com as vendas em ambiente online.

O princípio básico dessa modalidade de vendas é proporcionar ao cliente o conforto para realizar as suas compras e além disso, levar o produto a um determinado local que geograficamente seria impossível.

No entanto, grandes empresas como O Boticário, Americanas, Havan e dentre tantas outras realizam diferentes estratégias para atrair o cliente para o site da loja, mesmo possuindo um espaço físico para a venda de seus produtos.

Independentemente de qual seja a situação do seu negócio, vamos apresentar alguns passos que você não pode ignorar, para ter sucesso com a sua loja online.

  • Tenha uma plataforma de e-commerce que seja confiável e adequada;
  • Estrutura de produção e logística;
  • BackOffice;
  • Gateway de pagamento;
  • Controle de fraude;
  • Empresas de logística de entrega.

Se você já conferiu cada um desses pontos e está tudo funcionando de modo adequado na sua empresa, então você pode partir e conferir quais são as próximas informações e entender o que você precisa saber sobre o mercado e-commerce para 2019.

Site otimizado e experiência do usuário direcionada para o mobile.

Nos tempos atuais é difícil encontrar uma pessoa acima dos 10 anos que não tenha um celular.

Alguns gráficos e informações disponibilizadas pelo Google, indicam que mais da metade do tráfego de toda a internet, é advinda de dispositivos mobiles.

Devido a esta informação de grande importância, o seu site deve ser feito e pensado de uma madeira responsiva, sendo fácil de ser utilizado por pessoas que preferem acessar o seu site pelo celular.

Todos os recursos necessários em um site, deverão estar disponíveis também no mobile.

Chatbot

A inteligência artificial está cada vez tomando conta de diferentes espaços e conseguindo se tornar um dos principais atrativos para os clientes.

No entanto, é preciso que essa estratégia seja executada de uma forma realmente inteligente. O ponto principal e mais importante é que por mais que tenha um chat, talvez até mesmo iniciado por um robô, se faz necessário que a conversa seja finalizada por um atendente humano e não virtual.

Para você entender melhor a importância de usar o chatbot como uma verdadeira estratégia, utilizando esse recurso é possível diminuir o tempo de espera do consumidor, proporcionar atendimento personalizado e geração de leads.

Esses pontos podem fazer uma diferença incrível e inclusive, proporcionar uma experiência de compra ainda melhor para o seu cliente.

Análise de métricas

Muito além de pensar unicamente na experiência de compra e navegação do usuário, é preciso também pensar e analisar quais estão sendo as métricas do e-commerce para assim, conseguir identificar facilmente se o seu negócio está trazendo lucro ou prejuízo através dessa estratégia.

Vamos apresentar agora quais são as principais métricas que devem ser analisadas em um e-commerce:

  • Tráfego do site;
  • Visitantes únicos e recorrentes;
  • Quais são as fontes do tráfego;
  • Conversão;
  • Avaliação dos produtos;
  • Carrinho abandonado.

Existem ainda algumas outras métricas e informações que podem ser obtidas, para que consiga realizar as correções conforme necessário ou ainda, continuar mantendo os pontos principais que estão dando certo e trazendo resultados dentro da estratégia adotada para o seu e-commerce.

Pode ter certeza de que cada uma das informações que foram apresentadas aqui, nós pesquisamos afundo para entender a importância de tal informação e apresentar algo que seria realmente relevante para a sua estratégia de e-commerce.

Caso tenha ficado com qualquer dúvida, você pode entrar em contato com a nossa equipe para que os nossos especialistas em SEO e desenvolvimento de sites, possa auxiliar da forma como for necessária.

Seguindo essas dicas que apresentamos, o seu e-commerce será um verdadeiro sucesso no ano de 2019.

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