Planejamento em tudo

O mês de março é o mês das mulheres, e é nesse período que na maioria das vezes elas esperam aquele agrado especial de pessoas da família, amigos e até mesmo de marcas. Isso mesmo. Das marcas!

Por ser uma data muito lembrada especialmente no ambiente comercial, é comum que as marcas se manifestem e deixem a sua mensagem nesse dia especial para o público feminino, e até aí tudo ok. Mas o que pode acontecer por vezes é de uma marca fazer realmente o inesperado, e surpreender completamente a todos, não só o público feminino. E foi isso que a Skol fez.

Na semana em que comemoramos o dia internacional da mulher, a marca lançou uma campanha publicitária para propor a ideia de ‘’troca de lugares’’, em um ambiente que tinha por senso comum que as mulheres serviam enquanto os homens se divertiam. Na nova propaganda disponível apenas nas mídias digitais, um homem procura uma mulher para que possa servir a ele outra cerveja da marca, mas elas não estão servindo como aparecem na maioria dos comerciais, estão se divertindo.

A mensagem desse filme, 16 anos depois, reflete perfeitamente a discussão que a cerveja Skol quer amplificar: por que as mulheres não são compreendidas na publicidade? E mais, por que não são ouvidas?”, disse a marca, em comunicado.

É possível que este comercial ajude em um tema que é sempre tão debatido em questões publicitárias, como a comercialização da mulher como um objeto, mas são poucas as empresas que realmente conseguem se colocar a frente dessa discussão e tomar uma posição sobre o assunto.

A marca ainda evidenciou que novos filmes publicitários serão lançados, e em versões que poderão ser veiculadas em tv aberta.

Um dos objetivos do lançamento da campanha, é poder ouvir o que as mulheres têm a dizer. E para ajudar nesta tarefa a marca criou o projeto #escutaasminas. Um espaço totalmente voltado para que as mulheres possam falar o que sempre, sem ninguém para incriminar ou dizer que estão erradas. Essas partilhas e desabafos serão utilizadas nas produções de novos filmes que farão parte de uma única campanha.

São as ações como estas de empresas que sabem aproveitar a oportunidade, que farão a diferença depois, no momento de decisão de compra do consumidor.

O planejamento bem executado

É claro que as pessoas que produziram este conteúdo, e até mesmo a marca não tiveram a ideia no dia 08 de março e correram para preparar tudo. É muito provável que todo o material já estava preparado antes, com todo o planejamento da ação e aprovação dos responsáveis para que então pudesse chegar até o cliente e causar o impacto necessário.

Ações como essa e outras que já fizeram muito sucesso no ambiente publicitário são feitas com meses de antecedência, para que seja evitado qualquer transtorno durante o processo. E mesmo que aconteça algo fora do esperado, a marca estará pronta para agir do modo correto, sem perder a confiança ou credibilidade do cliente e até mesmo do público.

Mesmo que a sua empresa não tenha grande verba ou público, é necessário que as ações e decisões sejam tomadas com antecedência, para que a visibilidade da sua empresa não seja prejudicada de modo algum.

Seja do modo que for, na criação de um logo para a sua empresa, gestão de uma loja e-commerce, posts no Facebook ou Instagram, dentre outras várias atividades que podem ser realizadas no marketing digital, é importante ter o acompanhamento de profissionais capacitados para que exista um planejamento de ações. Pode acreditar que assim a sua empresa só tem a ganhar. Quem sabe a sua marca não lança uma campanha tão impactante quanto da Skol, em uma próxima oportunidade.

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