Empreender é uma atividade que para muitos é conhecida como uma atitude de coragem, pois apenas quem já passou e ainda passa por isso, sabe como é desafiador. E gerenciar uma empresa em tempos de crise? Pode parecer algo quase impossível, mas com conhecimento, sabedoria e estratégias isso é possível.

Planejamento e estratégia é algo que precisa estar sempre diante do empreendedor, para saber o que fazer em situações difíceis, é realmente o “pulo do gato” para conseguir manter a empresa em pleno funcionamento e ainda, caminhando mesmo que de forma mais lenta para retomar o seu crescimento e atingir o sucesso da marca.

Dificilmente um empreendedor ou mesmo um trabalhador espera que a empresa irá passar por um momento de dificuldade, mas ainda assim existem algumas ações e saídas que podem ser realizadas principalmente, quando a empresa é pega de surpresa, como foi para muitos empreendedores o caso da Pandemia que vivemos nesse ano e que para muitos, ainda estão sentindo os efeitos do isolamento social e outras medidas de higiene e segurança que foram necessárias, para atravessar esse tempo.

Nesse artigo vamos abordar um pouco sobre as principais atitudes que os profissionais e empreendedores podem realizar, para conseguir gerenciar uma empresa em tempos de crise, como por exemplo, durante o corona vírus.

Mantenha a organização para não perder o controle

Um dos pontos essenciais e mais importantes, é entender que toda crise é temporária. A forma como o empreendedor irá agir durante esse período é que poderá determinar quais os resultados para a empresa.

Por tanto, a organização da empresa deve ser mantida e para isso, evite realizar mudanças bruscas que possam prejudicar a empresa.

Toda alteração necessária deve ser muito bem estudada, para proporcionar apenas benefícios seja para os clientes, funcionários ou a empresa como um todo.

Saiba com quem você pode contar

Liderar uma empresa durante a gestão de risco é também uma tarefa de inspirar e motivar seus colaboradores, pois será necessário mais do que uma equipe, montar realmente um time para que todos trabalhem juntos, para superar esse momento.

Claro que ninguém está preparado para enfrentar uma crise ainda mais, algo comparado a uma pandemia.

Por tanto é necessário saber qual o momento em que se encontra e seus principais objetivos, para não se perder durante o tempo da crise, protocolos de emergência podem ser instalados para auxiliar todos os setores e principalmente, a comunicação. Esse será um ponto fundamental para todos.

Em uma equipe, independentemente do setor de atuação é preciso saber quais são as pessoas com quem realmente você poderá contar, sabendo que irão conseguir realizar as suas funções da melhor forma possível.

Se necessário, reforce o treinamento desde as informações mais básicas aos novos processos que serão instalados, diante de uma nova realidade que se apresenta.

Gestão de crise e de imagem

Durante dias difíceis para uma empresa, qualquer mensagem que seja enviada ou interpretada de forma incorreta pelo público, pode piorar a situação em que a empresa se encontra.

Para muitos é quase um tabu, mas para outros pode ser a solução para os problemas da marca investir em marketing digital.

Existem empreendedores que acreditam que o marketing deve ser o primeiro corte quando acontece uma crise, quando na verdade, pode ser através do marketing que a empresa será salva.

Como por exemplo, no momento que estamos vivendo agora, é preciso informar as pessoas sobre as medidas que estão sendo tomadas em sua empresa, mostrar como o produto ou serviço, poderia fazer ainda mais diferença na vida da comunidade que tem interesse em seu produto e principalmente, o cuidado e preocupação da sua marca que acima de tudo é humana e está preocupada com o bem estar de todos.

Através do marketing e em tempos de isolamento social, principalmente o marketing digital, essa mensagem poderá ser entregue para o público certo e da forma correta, através de uma campanha de marketing bem definida.

Sendo assim, cortes de marketing podem ser reduzidos se necessário, para auxiliar a empresa, mas jamais devem ser extintos, pois isso pode prejudicar severamente a imagem, reputação e comunicação da empresa.

É preciso saber qual o posicionamento da empresa, para que isso reflita de forma positiva no futuro da sua marca.

Soluções práticas para enfrentar o corona vírus

Falando agora de uma forma mais específica sobre o gerenciamento de crise para empresas, durante o corona vírus, existem algumas medidas que são imprescindíveis. Confira logo abaixo.

É possível que uma pessoa seja contaminada pelo vírus através do contato de outras pessoas. Por tanto, é preciso reduzir o contato promovendo o isolamento social. Para isso, é necessário estudar medidas preventivas e mover parte da sua equipe, quando possível a equipe completa para modelos de trabalho home office, resguardando seus colaboradores e clientes.

As empresas que já possuem uma equipe ou consultoria para realizar a gestão de crise da marca, possuem pessoas capacitadas para lidar com situações como essas ainda que, uma pandemia causada pelo novo Coronavirus seja algo realmente inédito para todos.

Caso ainda não conte com esse auxílio, é necessária uma supervisão sênior em todas as atividades que são realizadas dentro da empresa, tornando uma equipe multifuncional, para que todas as ações estejam conectadas de forma adequada, com o objetivo de melhorar a situação em que a empresa se encontra.

Lembre-se de preparar sua equipe para quando a crise passar

Gerenciar a crise de uma empresa não deve ser uma atitude apenas para o momento em que a crise está instalada, afinal, é preciso pensar nas ações que a empresa precisar realizar, após a crise que também são pontos importantes e devem ser planejados com cautela, para não prejudicar a empresa em um momento que continua delicado, mesmo sem atuar diretamente com a crise.

Esse é um momento sem precedentes onde não existe um exemplo ou modelo, de empresas que conquistaram o sucesso após “pandemia” para podermos nos espelhar. Por tanto, é preciso analisar e preparar um cenário de retorno, inclusive para o “novo normal” que estamos vivendo e vamos continuar vivenciando, como é chamada por muitos essa nova realidade.

Desenvolva um planejamento estratégico com possíveis medida que podem ser tomadas, desde o momento atual até quando o vírus for completamente eliminado e não ouvirmos mais notícias sobre esse assunto.

Cada ação deverá ser muito bem pensada em todos os aspectos seja da organização, financeira e outras áreas da empresa. Busque estudar planos de ação que possam ser realizados em curto, médio e longo prazo.

Não há dúvidas de que existirá resquícios da passagem do Coronavírus pelo mundo e de forma específica, com grande impacto no setor financeiro. Mas é necessário se preparar e saber como agir para retomar o controle da empresa e seguir em busca do sucesso de sua marca.

Postagens recentes