Milhares de pessoas estão diariamente conectadas nas diferentes redes sociais, que existem. Por isso, é fácil preparar algumas postagens, colocar na time line e esperar os resultados, certo?
Na verdade, nada poderia estar mais errado do que a frase acima. No entanto, é o que muitas pessoas acreditam e principalmente, empreendedores.
O monitoramento das redes sociais de forma específica para empresas, deve ser feito a partir de estratégias traçadas com um objetivo pré-definido e ainda, mensurando os dados de maior importância.
Cada postagem, campanha, conteúdo que é postado nas redes sociais precisa ser monitorado e mensurado, para entender se a mensagem está chegando para as pessoas certas e ainda, atingindo o resultado ao qual foi proposto.
Para aqueles que tem dúvidas ou mesmo, não sabem como deve ser realizado a mensuração de resultados nas redes sociais, preparamos esse artigo para sanar as principais dúvidas.

Qual a importância de mensurar dados na rede social

Seja qual for a rede social utilizada pela empresa tanto Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube ou qualquer outra plataforma, se existe uma mensagem que está sendo enviada a um possível público, é preciso que essa mensagem seja entregue e ainda, que tenha algum impacto e resultado. Caso contrário não há razão de existir publicações que não consigam atingir ninguém.

É este o princípio básico da mensuração de resultados, saber se o público está recebendo a mensagem enviada e ainda, se está causando alguma forma de impacto nessas pessoas.

Esse impacto pode ser descrito como um sentimento despertado como, por exemplo, confiança, curiosidade sobre o produto ou serviço e ainda outros.

Há quem diga que “post sem resultado, não é marketing”. E é preciso entender a grande verdade nessa frase especialmente, nos casos em que existe um grande investimento e pessoas que estão trabalhando para que uma postagem, um assunto seja abordado na rede social. Por tanto, não devem ser simples postagens, mas sim, algo que traga o retorno desejado para a empresa.

Mas não são apenas as mídias sociais que precisam ser analisadas e mensuradas. Qualquer estratégia realizada dentro de um ambiente digital precisa ser verificada para entender, quais são os resultados que consegue apresentar, a partir de determinada ação.

Com esse estudo e análise é possível entender quais foram as melhores estratégias utilizadas e ainda, em quais se deve apostar ou não, nas próximas campanhas.

O que deve ser analisado em redes sociais

Na maioria dos casos itens que são analisados em redes sociais, são muitas vezes o que chamamos de métricas da vaidade como, por exemplo, acessos, likes e comentários.

Essas são as principais e são conhecidas dessa forma principalmente, pelo fato de que esses números podem ser gigantescos o que acaba despertando realmente a atenção. Mas se não trazem retorno, se o seguidor não é transformado em cliente, então de nada vale.

Claro que isso não quer dizer que devem ser deixados de lado por completo. No entanto, são dados que podem ser verificados, mas o resultado de uma estratégia não pode estar pautado apenas nisso.

É preciso ir muito mais afundo e ainda, conseguir compreender qual é o comportamento do consumidor, nas redes sociais e de forma específica, para a empresa.

O que likes e comentários querem dizer? Os seguidores estão entrando em contato e fechando negócio com a sua empresa? Perceba, quais dessas duas perguntas é mais importante para o seu negócio e assim, poderá entender quais sãos os resultados que as mídias sociais precisam trazer e ainda, o que realmente deve ser analisado.

Existem algumas métricas ainda que podem ser analisadas e vamos apresentar a seguir, para o correto entendimento sobre a análise de resultados nas redes sociais.

Alcance

O alcance indica o número de pessoas que visualizaram alguma publicação em sua página.

É preciso estar atento ao número de pessoas que são alcançadas pois, uma vez que o Facebook limita a cerca de 3% dos seguidores para receber as publicações, é preciso buscar estratégias sempre novas, para conseguir chegar ao seu público.

Uma estratégia básica, mas que pode fazer grande diferença, é saber qual o horário que o público está mais ativo e assim, programar as postagens para esse dia e horário, fazendo com que um número maior de pessoas receba a publicação.

Impressões

Junto com o alcance também é importante avaliar o número de impressões de uma postagem, ou seja, quantas vezes a postagem foi apresentada e em alguns casos, podendo ser para a mesma pessoa.

Através do Analytics do Instagram irá indicar o perfil do público e ainda, quais são as principais interações realizadas nas postagens de sua página.

Informações como essas são muito importantes e podem ajudar a conduzir no caminho correto, sabendo interpretar e colocar em prática as informações obtidas, entendendo o que é mais atrativo.

Engajamento

O engajamento pode ser mensurado não apenas por números, mas de outras formas. O importante aqui é entender o quanto o seu público realmente está engajado com a sua marca.

Isso quer dizer não apenas quantos comentários, mas sim, a qualidade da entrega do seu conteúdo, a qualidade dos comentários dos usuários e no que consegue reverter.

É através do engajamento que é possível compreender se o conteúdo e o público estão de acordo com as postagens e os assuntos, que são tratados na página.

Interesses do público

No Twitter, por exemplo, é possível analisar quais são os interesses do público, para manter a comunicação da empresa alinhada com os seguidores.

Além disso, dados como volume total de menções e seguidores, assim como o perfil do público, também serão apresentados proporcionando uma excelente mensuração dos dados do público que está atrelado à conta da empresa.

A análise de resultados pode impactar em seus negócios

É importante saber como analisar cada uma das redes sociais para entender os posts sobre os melhores assuntos, que o seu público aprova e ainda, quais são os assuntos mais delicados ou indiscretos, que não podem ser postados novamente.

Quando o monitoramento das redes sociais é realizado de forma correta e eficiente, as informações apuradas possuem um alto valor, para que as estratégias possam ser aperfeiçoadas de forma adequada, trazendo excelentes resultados para a empresa.

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