Não precisa ser um grande estudioso ou pesquisador da área digital para saber que um dos assuntos mais comentados dos últimos dias, tem sido o ocultamento dos Likes na plataforma de fotos e vídeos, Instagram.

Por mais que seja apenas uma mudança na plataforma, é preciso entender quais são as consequências que essa novidade poderá trazer tanto para os usuários, como para as marcas e influenciadores digitais.

Se você deseja entender qual é o impacto e consequência do fim dos likes no Instagram, aqui irá encontrar as principais respostas para as suas dúvidas.

O apocalipse que o fim dos likes gerou na internet

De fim dos likes ao fim do Instagram, os burburinhos que foram gerados a partir do anúncio da empresa, de que os likes não seriam mais apresentados, foram enormes. Mas vamos agora entender o que realmente está acontecendo no universo das redes sociais.

Se você é daqueles que não usa diariamente o Instagram ou ainda não percebeu a diferença, o que acontece na verdade é que o número de pessoas que curtem um determinado post, não está mais de forma aparente como antes.

A partir da atualização da plataforma de vídeos e fotos, o usuário pode saber apenas quantas foram as curtidas das suas próprias fotos.

E a partir disso, já é possível entender que na verdade o que acontece, não é o fim dos likes, mas sim o ocultamento desses números.

A CEO do Grupo Orna, Débora Alcantara em um vídeo sobre assunto, comentou que essa é uma verdadeira Fake News, principalmente pelo fato de que se acessar pelo desktop, o número de likes, será apresentado sem nenhuma alteração – pelo menos, até o presente momento da produção desse artigo.

Afinal, o que o Instagram quer com isso?

De acordo com informações da empresa, que circulam pela internet a principal intenção do Instagram com esse ocultamento, é tornar a plataforma menos tóxica e principalmente, com menor competitividade.

“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo, poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”. – Mark Zukemberg

Segundo a especialista Camila Porto, essa atualização do aplicativo chegou em um bom momento, uma vez que os likes são considerados atualmente como verdadeira métrica de vaidade.

Os profissionais de marketing digital e social media provavelmente sabem que o número de curtidas em uma foto, nem sempre quer dizer algo, o que muitos empreendedores ainda estão aprendendo e por tanto, mais do que se preocupar com os números é preciso se preocupar com a mensagem que está sendo transmitida e principalmente, com a presença de marca nas mídias digitais.

Em um mundo conectado em que número de curtidas trazem um certo nível de status para algumas pessoas, essa busca por elevados números de “corações” pode causar certos desequilíbrios, para aqueles que desejam a todo custo milhares de curtidas.

Dessa forma, podemos dizer inclusive que é um certo cuidado que a empresa teve e que pode sim ser visto com bons olhos, cuidando até mesmo da saúde mental dos usuários uma vez que possui o principal objetivo de diminuir a competitividade e a busca desenfreada por métricas, que não causam verdadeira diferença para pessoas ou empresas.

De forma prática, como gerar engajamento nesse novo cenário

O fim ou melhor, ocultamento dos likes, não quer dizer que as pessoas não vão poder curtir as fotos ou ainda que o engajamento agora morreu. Pelo contrário.

Usuários vão poder continuar curtindo fotos e vídeos como antes, o engajamento ainda possui a mesma importância se não ainda mais, após essa atualização.

No entanto, não ver apenas a quantidade de likes para entender se o público está gostando realmente de um conteúdo ou não, será preciso avaliar o engajamento de outras formas como, por exemplo, o compartilhamento, através de comentários e ainda mais, a mudança de comportamento.

Afinal, independentemente da quantidade de likes que tenha em um post ou outro, não são eles que ajudam a aumentar a venda dos seus produtos ou aumentar o seu faturamento da empresa, não é mesmo?

Mas um usuário que recebe o seu conteúdo, é atraído por ele e decidi tomar a ação de comprar o produto, solicitar o serviço ou ir até o local físico para conhecer a sua empresa ou espaço, isso sim é o que realmente irá fazer a diferença e a partir dessa atualização, os profissionais e gerenciadores de mídias sociais deverão buscar ainda mais essas métricas que realmente poderão fazer a diferença tanto para influencers e marcas, que são geradores de resultados para mostrar qual o retorno que determinada estratégia.

O conteúdo é rei – e continuará sendo

Depois da notícia e atualização do aplicativo, podemos dizer que usuários, empresas e influencers estão na verdade se dividindo entre dois grupos.

Aqueles que vão abandonar a plataforma ou a frequência de postagens, por não ter mais a contagem dos likes e aqueles, que irão melhorar a qualidade do seu conteúdo, para não perder a sua autoridade e engajamento.

A verdadeira relevância seja do Instagram ou de qualquer outra plataforma, deve ser expressa sempre pelo conteúdo. Avaliar a forma como se comunica com o seu público, a mensagem que leva para as pessoas e que de uma forma ou outra pode transformar a vida de outras pessoas, isso sim é o que deve importar.

Caso a contagem dos likes ainda seja muito importante para você ou para o seu negócio, pela versão desktop ainda é possível verificar.

Mas não se esqueça que o verdadeiro intuito de qualquer plataforma digital e o que pode verdadeiramente, trazer o sucesso para o seu negócio, não é a quantidade de likes de uma postagem, mas sim, a qualidade desse conteúdo.

Postagens recentes