Significado das Cores e Psicologia das cores

Home / Design / Significado das Cores e Psicologia das cores
Por
Em Design

O significado das cores ou simbologia das cores

Desde crianças, somos expostos ao estímulo visual das cores, que fazem parte do nosso cotidiano. Muitos se perguntam qual é o significado das cores? A seguir você conhecerá as principais sensações e efeitos que as cores causam em nós.

Veja abaixo os significados e características das principais cores.

simbologia das cores

Significado da cor azul

O significado da cor azul é associado principalmente a sensação de paz, assim como o branco, porém de forma mais sutil. Lembra limpeza, água, serenidade e produtividade. Em tons escuros transmite segurança, confiança, sucesso e poder. Muito utilizado em empresas de tecnologia.

o significado da cor azul

Significado da cor roxa

O significado da cor roxa remete a sabedoria, fantasia, mistério, espiritualidade. O Roxo é uma cor que acalma e transmite bem-estar, por isso, produtos de beleza, anúncios de cuidados com o corpo e tratamentos alternativos são aplicações frequentes dessa tonalidade.

o significado da cor roxa

Significado da cor vermelha

A simbologia da cor vermelha representa o símbolo do amor, emoção, excitação, romântico, prazer. Também expressa urgência, e por isso é comumente utilizado na publicidade de lojas em liquidação.
Combinado com o amarelo, é bastante utilizado no segmento de alimentação, como em restaurantes e redes de fast-food, pois estimula o apetite.

o significado da cor vermelha

Significado da cor verde

A cor verde está associada diretamente com saúde, natureza, esperança, vida. Lembra equilíbrio, frescor, harmonia, coisas saudáveis. Seu uso em ciência, medicina, ecologia, turismo e empresas de alimentos orgânicos é bastante comum.

o significado da cor verde

Significado da cor rosa

A cor rosa em tons claros expressa inocência, enquanto em tons mais escuro inspira desejo, afeto e feminilidade. Muito usado em produtos voltados ao público feminino.

o significado da cor rosa

Significado da cor marrom

A simbologia da cor marrom transmite sensação de tradição, conservadorismo, confiabilidade, solidez e segurança, sendo bastante utilizado em móveis, empresas de decoração de interiores, arquitetura.

o significado da cor marrom

Significado da cor amarela

A cor amarela incentiva a criação e a comunicação, desperta alegria, animação, entretenimento. Por chamar bastante atenção, é utilizada na sinalização de trânsito e também em vitrines de lojas.

o significado da cor amarela

Significado da cor laranja

A cor laranja representa uma cor enérgica, estimulante, jovem. Incentiva a expansão, criatividade, entusiasmo e otimismo. Promove mudança e dinamismo. Muito usada no segmento alimentício, esportivo e de lazer.

o significado da cor laranja

Significado da cor preta

A cor preta de acordo com o contexto pode representar tristeza e luto, porém se for bem utilizado transmite nobreza, tradição, curiosidade, superioridade, poder, profissionalismo. Empresas de engenharia, escritórios de advocacia, cosméticos e produtos de luxo utilizam frequentemente essa cor.

o significado da cor preta

Significado da cor branca

A cor branca em sua combinação com outras cores é harmônica, expressa paz, fé, luz e pureza. Comumente utilizado no segmento de Medicina e Odontologia.

o significado da cor branca

Significado da cor cinza

O cinza é uma cor clássica, neutra, que transmite elegância e respeito. É usado em empresas de tecnologia e do ramo automobilístico, pois demonstra também responsabilidade e profissionalismo.

o significado da cor cinza

Assista um vídeo com mais exemplos de cores.

Psicologia das cores

A psicologia das cores é o estudo sobre os efeitos das cores no nosso dia a dia. As cores expressam sentimentos, transmitem emoções, despertam desejos, vontades e influenciam em nosso comportamento. A psicologia das cores no design funciona para entendermos melhor os significados das cores, como eles ajudam a representar os valores de um produto, serviço ou marca, a passar um conceito ou ideia ao consumidor.

As cores têm que representar a personalidade da marca, a imagem que ela quer passar ao seu público-alvo. Transmitem credibilidade, profissionalismo, confiança, e podem ser um fator determinante no sucesso ou fracasso da empresa.

teste psicológico das cores

A psicologia das cores na publicidade, é a percepção que os consumidores vão ter sobre determinados produtos, pois a maioria das pessoas avaliam primeiramente o aspecto visual do produto e podem até deixar de realizar uma compra, se o produto não tiver determina cor, isso mostra que as cores são um fator decisivo no momento da compra.

É sempre bom lembrar que a psicologia das cores, não é uma “ciência exata”, pois depende de diversos fatores, como: cultura, contexto, idade, experiências e preferências pessoais, que afetam o efeito que as cores despertam em cada um. A percepção das cores é subjetiva, mas os efeitos das mesmas são universais. Esse padrão de efeitos que as cores provocam em nosso subconsciente, é o que chamamos de significado das cores.

Postagens recentes
Mostrando 13 comentários
  • Deivid Lucian
    Responder

    Muitas pessoas acabam ignorando, mas realmente as cores tem muita influência sobre nós, saber o significado é extremamente importante, principalmente para empresas escolherem corretamente seus produtos, o aspecto visual é considerado na hora da compra por exemplo. E ainda isso é muito curioso de se saber!(risos)

    • Blogueiro
      Responder

      Obrigado pelo seu comentário Deivid!
      Realmente as cores são fatores determinantes na decisão de compra, influenciam na confiança do cliente e na aceitação do produto. Podem atrair diferentes tipos de consumidores e transmitir diferentes sensações, como aumento do apetite, senso de urgência para compras, serenidade e segurança, entusiasmo.

  • spinner
    Responder

    Se tratando de sites, realizei alguns testes de cores. Fiz testes de cores em botões, em links, e textos de imagens, etc. Realmente, uma simples troca de cor pode influenciar muito a taxa de cliques e conversão. Somente a cor de fundo de um site já pode ser um fator decisão para o visitante continuar no site ou não. Por isso é tão importante escolher as cores corretamente e realizar testes para ver como os clientes reagem.

  • NORBERTO SILVA
    Responder

    OI PESSOAL ESSA MATÉRIA É MUITO IMPORTANTE, SOU DIRETOR DE UMA FABRICA DE PRODUTOS DE LIMPEZA, E TENHO COMO PRODUTO PRINCIPAL ESSÊNCIAS CONCENTRADAS DE 100 ML DE VÁRIOS AROMAS, GOSTARIA DE ALGUMA SUGESTÃO.

    • Blogueiro
      Responder

      Olá Norberto!

      Para o segmento de limpeza o uso de tons de azul são bastante recomendados pois trazem a sensação de limpeza e confiança.
      O verde também é interessante pois lembra frescor e harmonia, além de muitas essências terem essa cor, assim sendo facilmente identificados pelo consumidor.
      Porém, nada impede de serem utilizadas outras cores relacionadas as essências, como por exemplo o roxo/rosa para Lavanda, laranja/amarelo para aromas cítricos e muito mais.

      Agradecemos pelo contato e ficamos à disposição!

  • Ilma
    Responder

    Minha empresa envolve material esportivo e produtos de informatica,gosto de laranja.Sera que é uma boa escolha?

    • deivide
      Responder

      Olá, a cor laranja além de estar associada à aventura, criatividade, motivação, movimento, traz um efeito estimulante, por isso é recomendada para o ramo esportivo. Já no caso dos produtos de informática, tons de azul e verde remetem à tecnologia e são mais interessantes.
      Estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato!

  • Sizo
    Responder

    Olá..Estou criando um site de estudos.. a logo contém as cores azul,roxo e verde,e minha duvida eh para a pagina principal qual das 3 seria a ideal..

    • page1
      Responder

      Olá, o azul transmite o conceito de sucesso e produtividade, seu uso fica interessante se tratando do segmento de educação.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • Waldina
    Responder

    Olá, tenho uma escola de reforço escolar e gostaria de saber qual ou quais cores devo usar para pintar as paredes.

    • page1
      Responder

      Olá Waldina,

      Trabalhar com tons de azul pode ser bastante interessante para seu segmento.

      O Azul aumenta a criatividade e produtividade, além de trazer a concentração, a sensação de confiança e calma.
      Estamos à disposição.

      Obrigado pelo contato!

  • Jocimari Regina wolf
    Responder

    Olá , boa noite !!!
    Tenho uma loja no ramo de bicicletas e aparelhos esportivos , e tbm artigos eletrônicos , porém estão separados nas laterais da loja… Ou seja lado esquerdo aparelhos esportivos , lado direito artigos eletrônicos , meio da loja exposição das bicicletas e fundos algumas peças variadas dentro dessas que citei… Qual a melhor cor para que fique em harmonia… Hoje a loja está pintada de preto. Obs: interior da loja.
    Grata!!!
    Aguardo retorno.

    • page1
      Responder

      Olá Jocimari,
      Trabalhar com tons de verde e azul, pode ser interessante, pelo verde transmitir a ideia de saúde e vitalidade, e o azul, segurança e confiança na marca. As duas cores juntas, além de um efeito visual agradável, servem muito bem para ambos os segmentos.
      Obrigado pelo contato!

Deixe um comentário

Entre em contato conosco

Envie um e-mail para nós, que iremos responder o mais cedo possível.

img-futuro-das-empresascapa