Significado das Cores e Psicologia das cores

Home / Design / Significado das Cores e Psicologia das cores
Por
Em Design

O significado das cores ou simbologia das cores

Desde crianças, somos expostos ao estímulo visual das cores, que fazem parte do nosso cotidiano. Muitos se perguntam qual é o significado das cores? A seguir você conhecerá as principais sensações e efeitos que as cores causam em nós.

Veja abaixo os significados e características das principais cores.

simbologia das cores

Significado da cor azul

O significado da cor azul é associado principalmente a sensação de paz, assim como o branco, porém de forma mais sutil. Lembra limpeza, água, serenidade e produtividade. Em tons escuros transmite segurança, confiança, sucesso e poder. Muito utilizado em empresas de tecnologia.

o significado da cor azul

Significado da cor roxa

O significado da cor roxa remete a sabedoria, fantasia, mistério, espiritualidade. O Roxo é uma cor que acalma e transmite bem-estar, por isso, produtos de beleza, anúncios de cuidados com o corpo e tratamentos alternativos são aplicações frequentes dessa tonalidade.

o significado da cor roxa

Significado da cor vermelha

A simbologia da cor vermelha representa o símbolo do amor, emoção, excitação, romântico, prazer. Também expressa urgência, e por isso é comumente utilizado na publicidade de lojas em liquidação.
Combinado com o amarelo, é bastante utilizado no segmento de alimentação, como em restaurantes e redes de fast-food, pois estimula o apetite.

o significado da cor vermelha

Significado da cor verde

A cor verde está associada diretamente com saúde, natureza, esperança, vida. Lembra equilíbrio, frescor, harmonia, coisas saudáveis. Seu uso em ciência, medicina, ecologia, turismo e empresas de alimentos orgânicos é bastante comum.

o significado da cor verde

Significado da cor rosa

A cor rosa em tons claros expressa inocência, enquanto em tons mais escuro inspira desejo, afeto e feminilidade. Muito usado em produtos voltados ao público feminino.

o significado da cor rosa

Significado da cor marrom

A simbologia da cor marrom transmite sensação de tradição, conservadorismo, confiabilidade, solidez e segurança, sendo bastante utilizado em móveis, empresas de decoração de interiores, arquitetura.

o significado da cor marrom

Significado da cor amarela

A cor amarela incentiva a criação e a comunicação, desperta alegria, animação, entretenimento. Por chamar bastante atenção, é utilizada na sinalização de trânsito e também em vitrines de lojas.

o significado da cor amarela

Significado da cor laranja

A cor laranja representa uma cor enérgica, estimulante, jovem. Incentiva a expansão, criatividade, entusiasmo e otimismo. Promove mudança e dinamismo. Muito usada no segmento alimentício, esportivo e de lazer.

o significado da cor laranja

Significado da cor preta

A cor preta de acordo com o contexto pode representar tristeza e luto, porém se for bem utilizado transmite nobreza, tradição, curiosidade, superioridade, poder, profissionalismo. Empresas de engenharia, escritórios de advocacia, cosméticos e produtos de luxo utilizam frequentemente essa cor.

o significado da cor preta

Significado da cor branca

A cor branca em sua combinação com outras cores é harmônica, expressa paz, fé, luz e pureza. Comumente utilizado no segmento de Medicina e Odontologia.

o significado da cor branca

Significado da cor cinza

O cinza é uma cor clássica, neutra, que transmite elegância e respeito. É usado em empresas de tecnologia e do ramo automobilístico, pois demonstra também responsabilidade e profissionalismo.

o significado da cor cinza

Assista um vídeo com mais exemplos de cores.

Psicologia das cores

A psicologia das cores é o estudo sobre os efeitos das cores no nosso dia a dia. As cores expressam sentimentos, transmitem emoções, despertam desejos, vontades e influenciam em nosso comportamento. A psicologia das cores no design funciona para entendermos melhor os significados das cores, como eles ajudam a representar os valores de um produto, serviço ou marca, a passar um conceito ou ideia ao consumidor.

As cores têm que representar a personalidade da marca, a imagem que ela quer passar ao seu público-alvo. Transmitem credibilidade, profissionalismo, confiança, e podem ser um fator determinante no sucesso ou fracasso da empresa.

teste psicológico das cores

A psicologia das cores na publicidade, é a percepção que os consumidores vão ter sobre determinados produtos, pois a maioria das pessoas avaliam primeiramente o aspecto visual do produto e podem até deixar de realizar uma compra, se o produto não tiver determina cor, isso mostra que as cores são um fator decisivo no momento da compra.

É sempre bom lembrar que a psicologia das cores, não é uma “ciência exata”, pois depende de diversos fatores, como: cultura, contexto, idade, experiências e preferências pessoais, que afetam o efeito que as cores despertam em cada um. A percepção das cores é subjetiva, mas os efeitos das mesmas são universais. Esse padrão de efeitos que as cores provocam em nosso subconsciente, é o que chamamos de significado das cores.

Postagens recentes
Mostrando 2 comentários
  • Deivid Lucian
    Responder

    Muitas pessoas acabam ignorando, mas realmente as cores tem muita influência sobre nós, saber o significado é extremamente importante, principalmente para empresas escolherem corretamente seus produtos, o aspecto visual é considerado na hora da compra por exemplo. E ainda isso é muito curioso de se saber!(risos)

    • Blogueiro
      Responder

      Obrigado pelo seu comentário Deivid!
      Realmente as cores são fatores determinantes na decisão de compra, influenciam na confiança do cliente e na aceitação do produto. Podem atrair diferentes tipos de consumidores e transmitir diferentes sensações, como aumento do apetite, senso de urgência para compras, serenidade e segurança, entusiasmo.

Deixe um comentário

Entre em contato conosco

Envie um e-mail para nós, que iremos responder o mais cedo possível.

img-futuro-das-empresascapa