Especialmente para os profissionais da área de marketing digital, um dos termos mais conhecidos e também mais importantes é a palavra lead. Nesse artigo você vai poder conferir tudo sobre o que são leads em um guia completo, para entender de forma simples e prática o que são leads, qual a sua importância e muito mais.

Você vai perceber ao longo desse artigo que é bem possível que em seu dia a dia talvez já tenha se tornado um lead para alguma empresa, só não sabia disso por não conhecer os termos técnicos.

O que são leads

No segmento do marketing digital qualquer pessoa que entra em um site e realiza uma atividade, como o preenchimento de um formulário para indicar as principais informações pessoais, se torna um lead.

Esse lead que na verdade é uma pessoa interessada no produto ou serviço de uma empresa, irá informar nome, e-mail, telefone e outros dados para assim, iniciar um relacionamento com a empresa.

Inclusive na atualidade e auge do marketing digital, existe a nutrição de leads que é justamente, o relacionamento da empresa com o possível cliente, antes que aconteça a compra.

É bem provável que você até mesmo sem perceber, já tenha deixado seu nome e e-mail para receber um e-book, por exemplo, se tornando um lead.

Saiba que essa é uma das estratégias mais utilizadas atualmente até mesmo, pelo fato de que, é possível obter excelentes resultados.

Quando precisar novamente pesquisar pela definição de lead saiba que é: a pessoa que manifestou interesse pelo produto ou serviço de uma empresa e que, informa seus dados pessoais para a empresa entrar em contato.

Qual a importância dos leads

Realizar esse caminho de conquista e apresentação do produto, é extremamente importante para o cliente conseguir adquirir maior confiança e credibilidade na empresa e assim, não terá nada que o impeça de realizar uma compra quando assim for necessário.

E até mesmo por isso, é que existem várias empresas que estão investindo e cada vez mais na realização dessa estratégia, para conquistar um número maior de clientes e assim, aumentar de forma considerável o seu faturamento.

Com a captura de leads é possível inclusive realizar uma análise e estudo dos seus clientes e assim entender melhor, qual a necessidade do seu público, o que eles esperam da empresa e claro, do produto ou serviço que é comercializado e assim, será possível obter informações de qualidade para obter uma estratégia ainda mais robusta e eficaz.

Obter esses conhecimentos a respeito das pessoas que se relacionam com a sua empresa, irá ajudar inclusive a entender melhor sobre a jornada de compra do consumidor e ainda, em qual etapa do funil de vendas ele se encontra.

Se você ainda não conhece confira abaixo, quais são as etapas da jornada e compra.

  • Visitante;
  • Assinante;
  • Lead;
  • Oportunidade;

Cada vez mais os profissionais de marketing precisam se basear nessa jornada do consumidor, para estipular quais são as suas estratégias e assim, obter melhores resultados.

Como capturar leads

Existem diferentes formas de preparar uma estratégia com o principal objetivo da captura de leads, sejam nas redes sociais, através do Google e principalmente, através da página de captura que é feita especificamente para essa função.

Dentro de uma página conhecida como landing page, existem informações valiosas que irão ajudar o usuário a entender o propósito daquele produto e como poderá auxiliar em uma atividade específica.

Para auxiliar o possível cliente nesse processo de conhecimento, uma das atividades mais realizadas é disponibilizar um e-book.

Esse e-book deverá ser um material completo e de alta qualidade, falando sobre um assunto específico e que possa interessar ao leitor sendo sobre as soluções que um produto ou serviço disponibilizado por essa empresa, poderá ajudar a solucionar ou ainda, algum assunto relacionado ao segmento.

No site da Camila Porto, por exemplo, ela vende cursos para ajudar empreendedores a gerenciarem as suas redes sociais tanto o Facebook, como o Instagram.

Uma forma de conseguir capturar leads para a estratégia dela, é disponibilizar um e-book com dicas para criação de conteúdo para o Instagram.

Veja que nesse caso o E-book não fala especificamente sobre o curso que ela ministra, mas sim sobre uma ferramenta que é utilizada no segmento.

Essa também pode ser uma forma de conseguir baseado nesse exemplo, pensar nas possibilidades que podem ser viáveis com a sua realidade e assim, planejar qual a estratégia que deverá utilizar para chamar a atenção do seu público e disponibilizar materiais ricos e ainda, que podem ajudar a mudar a vida de um cliente.

Marketing de conteúdo: uma das melhores ferramentas no marketing digital

Tudo isso que falamos ao longo desse artigo, desde o que é lead, a importância da jornada do consumidor e também do funil de vendas, está diretamente ligado com o marketing de conteúdo, que é aplicado na maior parte das estratégias de marketing digital nos tempos atuais.

Sabemos bem que o tempo é escasso e isso se aplica para todos e da mesma forma, recursos financeiros também não estão brotando por todos os lados. Devido a esse cenário, cada vez mais os consumidores esperam ser conquistados pelas marcas, para que dessa forma o tempo gasto de relacionamento assim como o valor investido em um produto ou serviço, poderá ser realmente bem aproveitado.

É por isso que existe a necessidade de investir tempo e recursos nessa estratégia, para que a empresa consiga crescer e não apenas vender produtos, mas sim, realmente mudar a vida de outras pessoas a partir dos produtos e serviços que são disponibilizados.

Caso a sua empresa não tenha ainda os recursos necessários para iniciar essa atividade e conseguir, planejar uma estratégia completa, talvez seja o caso de buscar uma empresa especializada nesse serviço e assim, conseguir obter excelentes resultados que são tão almejados e possíveis para qualquer empresa.

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