Há algum tempo atrás muitas pessoas e até mesmo especialistas em marketing digital, diziam que logo o e-mail estaria “morto” e não seria mais utilizado. No entanto, houve uma bela reviravolta e atualmente, o e-mail é muito utilizado especialmente como estratégia de marketing digital.

Se você tem dúvidas sobre como vender com o e-mail marketing, confira esse artigo na integra, para entender qual a importância desse meio de comunicação e ainda, quais são as melhores estratégias para vender com e-mail marketing.

Elaborar uma excelente estratégia para o e-mail marketing, pode possuir uma importância ainda maior, quando falamos sobre uma estratégia para o Instagram, por exemplo.

Nesse formato de comunicação o tempo e principalmente o interesse são ainda mais escassos e por isso, o profissional precisa se esforçar mais ainda, para conseguir impactar aquele que irá receber e mais ainda, abrir o e-mail.

Veja abaixo algumas boas dicas de como você pode elaborar essa estratégia e como bônus, algumas atitudes que deverão ser evitadas.

O e-mail ainda é uma importante estratégia de marketing digital?

Para entender aos questionamentos sobre a importância do marketing digital como uma excelente estratégia, é importante buscar a informação em dados confiáveis.

Afinal, não dá simplesmente para comparar o uso do e-mail marketing ao Facebook, por exemplo.

No caso de utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para conquistar novos clientes ou mesmo, fidelizar os antigos é necessário estudar a persona e para entender os seus principais costumes e forma de consumo da internet.

Mas podemos afirmar que o público de forma geral confere seus e-mails, ao menos uma vez por dia.

De acordo com uma pesquisa da Pew Research, cerca de 92% dos adultos, utilizam o seu e-mail.

Utilize o e-mail marketing para aumentar as vendas

Cada vez mais o e-mail marketing está ganhando força dentre as estratégias de marketing digital, conseguindo proporcionar um excelente retorno de investimento, principalmente pelo fato de que possui um baixo custo de investimento.

De acordo com o estudo realizado pela Direct Marketing Association – DMA, para cada R$1,00 investido é possível obter R$41,00 o que representa um retorno de 4.000%.

Esse cenário de resultados é possível até mesmo, quando existe o investimento em e-mail marketing através de ferramentas de automação que conseguem proporcionar o disparo automático de e-mails.

É comum os empreendedores, vendedores e até mesmo os profissionais que estão iniciando na área de comunicação, terem dúvidas sobre qual a melhor forma de redigir um e-mail, para quem enviar e até mesmo o que deve ser dito nesse meio de comunicação.

Para aqueles que estão começando nessa atividade e vendo como uma excelente estratégia, mas ainda não sabem por onde começar, uma boa dica é entrar na sua própria caixa de e-mail e ver o que há por lá.

Ofertas, promoções, confirmação de compra e até mesmo newsletter de empresas, podem ser alguns dos assuntos mais comuns. A partir disso é possível começar a estudar sobre qual o objetivo da empresa em utilizar essa estratégia e ainda, qual é a melhor forma de se comunicar com os clientes.

Pensando nessas dúvidas que por vezes, podem ser as mais comuns quando falamos em e-mail marketing, vamos apresentar algumas dicas sobre como você também pode utilizar essa estratégia para obter excelentes resultados.

Vamos começar com algumas dicas simples e muito práticas, que podem fazer a diferença em sua estratégia. Confira abaixo:

  • Utilize um título excelente.

Saiba que além de você seus concorrentes e dezenas de outras empresas, também estão tentando chamar a atenção de uma mesma pessoa.

Por isso, o seu título do e-mail deve ser mais chamativo do que um simples “cupom de desconto” ou ainda, “ uma incrível promoção”. Evite ao máximo os clichês.

  • Tenha uma boa base de leads;

É preciso conhecer o seu público-alvo, quais são as suas necessidades e desejos para que assim, consiga enviar e-mails com maior taxa de abertura.

Além disso uma das estratégias mais utilizadas atualmente, é a página de captura de leads, o que proporciona a captação de e-mail de pessoas que realmente possam ter o interesse em seu produto ou serviço.

  • Seja rápido e objetivo ao longo do e-mail;

Através de uma imagem impactante ou ainda, um curto texto é preciso ser rápido e direto, sem deixar que a pessoa entenda qual é realmente a sua mensagem.

Hoje em dia ninguém tem tempo a perder e por tanto, se uma mensagem não interessa ou se não diz “nada de interessante” a pessoa irá simplesmente desconsiderar.

  • Faça testes A/B;

Da mesma forma como não podemos comparar o uso de e-mail com o uso de Facebook, também não podemos criar um único e-mail e assim, acreditar que irá servir da mesma forma para todas as pessoas que estão em sua base de dados.

É de grande importância que sejam realizados testes A/B para ajudar os profissionais, responsáveis por essa atividade, a entender mais sobre o público e ainda, compreender qual título pode ser melhor do que um público para outro, assim como, a forma de comunicação e até mesmo, imagens que possam ser utilizadas.

  • Busque sempre ter uma relação com o cliente.

Especialmente com a periodicidade estabelecida, é importante aos poucos criar um relacionamento com o cliente.

Através da frequência e também, da forma de abordagem com o passar do tempo a pessoa irá conquistar maior confiança e carinho pela empresa, o que pode proporcionar inclusive a fidelização desse cliente.

Além dos benefícios e dicas para um excelente e-mail marketing, separamos também alguns cuidados que devem ser evitados, se deseja ter sucesso com a estratégia de e-mail marketing;

  • Nunca compre listas de e-mails;
  • Saiba com que você está falando;
  • Entenda a necessidade do seu cliente;
  • Evite e-mails muito longos.

Saiba que colocando esses conhecimentos em prática e principalmente, evitando esses erros que apresentamos aqui, a sua estratégia poderá ter grandes chances de conseguir obter excelentes resultados para a sua empresa.

Lembre-se também de ter um cuidado especial com a periodicidade dos seus e-mails, o equilíbrio entre os dois extremos de não enviar e-mail e por outro lado, enviar mensagens todos os dias, pode ser a melhor opção.

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