Vale a pena investir em SEO para pequenas empresas?

Ao longo dos últimos anos muitas empresas observaram que, com o avanço de tecnologia e facilidade de acesso à internet via dispositivos móveis, tornou-se imprescindível ter sites responsivos. Além disso, as redes sociais digitais são grandes aliadas para integrar a estratégia de marketing digital frente ao público-alvo. No entanto, empresas principalmente de menor porte acabam não investindo em SEO, ou preferem adiar esta importante estratégia em seus sites, por insegurança ou por falta de informações. Neste post falaremos sobre a importância do investimento em SEO para pequenas empresas.

O que é SEO?

SEO vem da sigla das palavras em inglês, Search Engine Optimization que podem ser traduzidas para o português como “otimização para mecanismos de busca”. Você provavelmente utiliza esses mecanismos de busca diariamente na internet, seja por meio do Google, Yahoo ou Bing. Ou seja, todos os dias podem existir clientes em potencial procurando pelo seu produto ou serviço. Porém, segundo uma pesquisa da HubSpot, 75% dos usuários nunca avançam além da primeira página dos resultados de busca, página esta que apresenta apenas 10 sites em sua lista. Isso demonstra que, infelizmente, é muito raro alguém encontrar e acessar o seu site se ele estiver na segunda ou terceira página.

google

E então, como ficar na primeira página do Google com seu site? Utilize o SEO! É a partir de um conjunto de técnicas de otimização que o mecanismo de busca vai começar a entender que seu site é relevante e o deixará melhor posicionado nos resultados de acordo com as palavras-chaves buscadas pelo usuário. É um trabalho que exige paciência, pois um bom posicionamento não acontece da noite para o dia. Entretanto, isso vai trazer ótimos resultados a longo prazo para a sua pequena empresa!

Vantagens do SEO para pequenas empresas

Quando você contrata uma agência de criação de sites e que também realiza serviço de SEO para que o seu negócio fique bem posicionado no Google, você vai obter vantagens competitivas significativas em relação aos seus concorrentes, tais como:

Aumento de tráfego orgânico

O tráfego orgânico é algo muito valioso de se conquistar, pois é gratuito e qualificado. As pessoas que entram em seu site a partir de algum mecanismo de busca demonstram que realmente tem interesse no seu negócio. E a medida que o tempo passa, mais este tráfego tende a aumentar.

Fortalecimento da autoridade

Certamente a autoridade de domínio é um dos fatores mais importantes para que o seu site se torne uma referência em determinado assunto. Seu site será posicionado com mais facilidade nos resultados das buscas orgânicas quanto maior for a autoridade de domínio (DA). Existe também a autoridade da página (PA), que no caso analisa uma página específica do seu site. Quanto maior for o grau de confiabilidade do site para usuários, maior será o seu DA e PA.  E para torná-lo relevante, utilizam-se as chamadas estratégias de link building dentro do trabalho de SEO.

Geração de conversões

A geração de conversões está diretamente relacionada ao tráfego no seu site. Uma conversão pode ser uma compra realizada no seu site, a visualização de um vídeo ou até mesmo um cadastro na newsletter.

Nota-se que o SEO vale muito a pena se você deseja ter uma forte presença para o seu público na internet. É sabido que existe uma enorme concorrência em qualquer negócio e destacar-se é fundamental para sobreviver no mercado. Portanto, invista em SEO independente do tamanho da sua empresa!

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